Profissionais brasileiros ganham o seu primeiro manual de melhores práticas para o marketing móvel | MMA Global

Profissionais brasileiros ganham o seu primeiro manual de melhores práticas para o marketing móvel

March 26, 2009

Guia inédito produzido pela Mobile Marketing Association é
lançado durante o Mobile Marketing Forum, que termina hoje em São Paulo

São Paulo, 26 de março de 2009 – A Mobile Marketing Association (MMA) (www.mmaglobal.com) lança o primeiro guia brasileiro para a implementação e desenvolvimento de campanhas de mobile marketing baseadas em SMS (Short Message Service), chamado As Melhores Práticas no Trato com o Consumidor (MPC). Pela primeira vez o Brasil tem um documento com uma compilação de práticas aceitas de modo geral pelo mercado de marketing móvel; de regras e políticas das operadoras de telefonia móvel; e do acordo entre membros representantes de todo o ecossistema de mobilidade sobre questões relativas à regulamentação destas práticas.

“Este conjunto de melhores práticas no trato com o consumidor foi elaborado pelo Comitê de Melhores Práticas da MMA com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do marketing móvel”, explica Federico Pisani Massamormile, Chairman da MMA para a América Latina. “Seu foco principal, porém, está na proteção e privacidade do consumidor, pois acreditamos que o crescimento somente é sustentável se temos o consumidor como centro principal de nossas preocupações”.

“A MMA recomenda a todas as empresas e profissionais envolvidos em ações de marketing móvel no Brasil o conhecimento, adoção e implementação destas Melhores Práticas previstas no MPC”, diz Mike Wehrs, presidente-executivo mundial da Mobile Marketing Association, que está no Brasil para participar do MMF Latin America.

A íntegra do manual Melhores Práticas no Trato com o Consumidor (MPC) pode ser encontrada aqui:
http://mmaglobal.com/uploads/bestpracticesbrazil.pdf

As Melhores Práticas no Trato com o Consumidor (MPC) são apoiadas pelas Operadoras Vivo, TIM, Oi e Claro. “O Guia é um passo muito importante para o setor, e pudemos contribuir de forma efetiva com as nossas práticas. Ganha o cliente”, avalia André Andrade, gerente de marketing da Vivo.

Campanhas e ações de mobile marketing devem sempre ter em mente, no mínimo, o alinhamento com os princípios do Código de Conduta de Mobile Marketing da MMA.

De modo geral, o Código de Conduta estabelece que:

  • Os consumidores têm direito a privacidade;
  • Provedores de conteúdo e empresas devem obter aprovação escrita ou eletrônica dos consumidores antes de enviar mensagens de texto e/ou outros conteúdos de caráter comercial;
  • A aprovação do consumidor refere-se apenas à campanha ou programa que originou a mensagem de confirmação do interesse no recebimento de mensagens. Portanto, não pode ser transferida para a utilização em outros programas, serviços e/ou o envio de promoções e informações de qualquer gênero que não estejam relacionados com a ação inicial, a não ser que o consumidor tenha optado pelo recebimento destas informações;
  • Informações sobre como cancelar o recebimento de mensagens devem ser publicadas e divulgadas de modo ininterrupto durante o período da ação promocional;
  • Deve haver atenção à experiência do usuário e a relevância do conteúdo;
  • As informações dos usuários devem ser tratadas de modo sigiloso e responsável sob os princípios da legislação aplicável e as interações devem se limitar ao que foi claramente informado ao usuário no momento de seu consentimento;

Sobre o Mobile Marketing Forum América Latina, em São Paulo
O Mobile Marketing Forum (MMF) é uma série de cinco eventos organizada pela MMA em São Paulo, Cingapura, Nova York, Europa e América do Norte. O MMF reúne todo o ecossistema de marketing móvel – operadores, marcas, agências, provedores de conteúdo, entertainment e empresas de mídia – em único lugar para discutir melhores práticas e ao mesmo tempo acelerar a adoção da prática do marketing móvel. Para maiores informações sobre o MMF América Latina, em São Paulo, visite:
http://www.mobilemarketingforum.com/?q=node/716

Sobre a Mobile Marketing Association (MMA)
A Mobile Marketing Association (MMA) é a primeira associação global sem fins lucrativos que se esforça por estimular o crescimento do marketing móvel e suas tecnologias associadas. A MMA é uma organização orientada à ação que está desenhada para eliminar os obstáculos do desenvolvimento do mercado, estabelecer pautas para os meios móveis e melhores práticas para um crescimento sustentável e para informar sobre o uso dos canais móveis. As mais de 700 companhias membro, que representam mais de quarenta países, incluem todos os membros do ecossistema dos meios móveis.
Os escritórios centrais mundiais da Mobile Marketing Association estão localizados nos Estados Unidos, com filiais na América do Norte (NA), Europa (EUR), América Latina (LATAM), Meio Oriente e África (MEA), e Ásia Pacífico (APAC). Para obter mais informações, visite www.mmaglobal.com.

 


Contato:
América Latina –

Julio Gama ou Maria Alejandra
Newlink Communications
TEL: (305) 532 7950
[email protected]