Estudo global realizado pela MMA conclui que existe um aumento na receptividade e na adoção do marketing móvel | MMA Global

Estudo global realizado pela MMA conclui que existe um aumento na receptividade e na adoção do marketing móvel

November 19, 2008

Este estudo global oferece informação sobre a atitude e o uso por parte dos consumidores do marketing móvel em certos mercados internacionais.

New York; Londres, RU.; Cingapura e São Paulo, 12 de novembro de 2008— A Mobile Marketing Association (MMA) (www.mmaglobal.com) apresentou hoje seu estudo anual “Annual Mobile Attitude and Usage Study”, realizado junto com Synovate, seu sócio de pesquisa de mercado. Com o objetivo de ajudar as marcas e os anunciantes a compreender os hábitos dos usuários de dispositivos móveis, este estudo oferece informação sobre o uso destes dispositivos por parte dos consumidores segundo o grupo socioeconômico, assim como a percepção dos mercados dos Estados Unidos, Europa,.Ásia e América Latina. As conclusões chave deste estudo global são:

  • O interesse geral no marketing móvel varia segundo a região. Os Estados Unidos e a Europa têm um interesse equiparável pelo marketing móvel; registra-se um interesse similar entre outros usuários de telefones móveis nos mercados da Ásia Pacífico e América Latina.

Um de cada quatro usuários de dispositivos móveis nos Estados Unidos e Europa Ocidental demosntram um forte ou moderado interesse no marketing móvel.

O interesse é maior nos mercados da Ásia Pacífico e América Latina onde praticamente a metade e dois terços dos usuários, respectivamente, têm um forte interesse ou moderado.

  • Em todas as regiões, o envio de mensagens de texto text-to-win) e as campanhas de voto interativo são as atividades mais comuns nas que participaram os usuários de dispositivos móveis.

Fazendo eco na receptividade que tem o marketing móvel em geral, os mercados da Ásia Pacífico e América Latina mostram maior participação nas ações do marketing móvel. Aproximadamente um de cada cinco usuários móveis destas regiões informam que participaram em atividades de marketing móvel no ano passado.

  • A criação de uma sólida oportunidade de mercado para os especialistas em marketing, em todos os países e regiões entrevistados, a forte penetração e confiança nos telefones móveis junto com a utilização assídua de diferentes funções, mensagens de texto e Web móvel indicam que há uma boa disposição para aceitar os telefones móveis como dispositivos que superam a comunicação tradicional.

Mais da metade dos consumidores de dispositivos móveis (independentemente do mercado) informam que seu telefone móvel é “extremamente importante” para sua vida cotidiana.

A utilização da função móvel de aplicações não vocais (mensagens de texto, Web móvel, câmara e imagens) é uma fonte em todos os mercados.

“ A Annual Mobile Attitude and Usage Study é uma das ferramentas mais poderosas que estão disponíveis no nosso setor, e nos proporciona ampliar a quantidade de países incluídos no estudo deste ano”, disse Laura Marriott, presidente da MMA. “Os consumidores são cada vez mais experts no uso do seu dispositivo móvel, o que permite explorar e descobrir campanhas de marketing móvel.”

“Os níveis de interesse no conceito de marketing móvel varia segundo a região e mercado- não obstante, o que é comum em todos os mercados é a importância dos telefones móveis na vida diária.


Além do mais, todos os mercados mostram uma maior confiança nos serviços que são precursores e ativadores dos esforços do marketing móvel”, disse Beth Ritchey, vice-presidente da Synovate Tech and Telecom. “Mobile Attitude and Usage Study deste ano possui uma vasta informação destinada a ajudar os especialistas em marketing a conhecer as tendências e oportunidades do mercado, tanto em alguns mercados em particular como em diferentes regiões”.

O estudo global inclui os seguintes mercados: Argentina, Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Cingapura, Coréia do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo estará disponível na segunda-feira 17 de novembro, sem custo algum, para todos os membros atuais, regionais e globais de MMA, e com desconto para os membros do conselho loca de MMA. Os estudos de mercados também estarão disponíveis para a venda a partir de 1 de dezembro. Para mais informação, visite www.mmglobal.com .


Sobre a Mobile Marketing Association (MMA)
A Mobile Marketing Association (MMA) é a primeira associação global sem fins lucrativos que se esforça por estimular o crescimento do marketing móvel e suas tecnologias associadas. A MMA é uma organização orientada à ação que está desenhada para eliminar os obstáculos do desenvolvimento do mercado, estabelecer pautas para os meios móveis e melhores práticas para um crescimento sustentável e para informar sobre o uso dos canais móveis. As mais de 700 companhias membro, que representam mais de quarenta países, incluem todos os membros do ecossistema dos meios móveis.


Os escritórios centrais mundiais da Mobile Marketing Association estão localizados nos Estados Unidos, com filiais na América do Norte (NA), Europa (EUR), América Latina (LATAM), Meio Oriente e África (MEA), e Ásia Pacífico (APAC). Para obter mais informação visite www.mmaglobal.com.